Fiel aos ideais de Isadora Duncan

Marilia começou a dançar aos 4 anos e persistiu até completar 60, apresentando-se com êxito como intérprete e coreógrafa. Estudou e estagiou com renomados mestres nacionais e internacionais, tornando-se especialista na obra e na interpretação das coreografias de Isadora Duncan.

Apresentou-se na Europa e nos Estados Unidos, tendo sido reconhecida pelo crítico de dança Don McDonagh, do New York Times, que admirou “a técnica e a força da expressão emocional da dançarina” e elogiou sua “criatividade como coreógrafa e fidelidade ao ideal de Isadora em revelar paixão nas interpretações”.

Marilia foi também responsável pela criação e implantação do Departamento de Artes Corporais (DACO) e do Curso de Graduação em Dança da UNICAMP, onde atuou como professora e orientadora por mais de 30 anos. Inovou ao introduzir Danças Brasileiras e Capoeira no currículo formal de graduação.

Coreografia "Sarará" – UNICAMP, 1989
Coreografia "RG: Alices" - UNICAMP, 1993
Laboratório de Dança da UNICAMP - Espetáculo Impressões Brasileiras
Laboratório de Dança da UNICAMP - Espetáculo Impressões Brasileiras

videos

Documentário - "Imagem, Corpo e Movimento"

Portfolio

Matérias de mídia


Crítica sobre Memorial Celebration Week - Isadora

"O Corpo como Instrumento da Alma"

"Outras facetas de Marilia de Andrade"

"Uma brasileira na trilha de Isadora"

Olhares Críticos


Dedicatória Alkis Raftis 1991

Dedicatória Alkis Raftis 2004

Eclea Bosi 1992

Publicações Acadêmicas


"Coreografias do Samba" - Revista Resgate

"Isadora Duncan - O que ainda temos que aprender" - Revista Trilhas

"Pesquisa artística de criação em dança" - Revista Resgate

"Pode a Dança contribuir para o alívio da dor?" - Simbidor 2009

"Trilhas da Pesquisa: Publicações sobre a dança no Brasil" - Revista Trilhas